quarta-feira, 13 de abril de 2011

Exclusivo: deputado Emiliano José estreia no Blog

                           Deputado federal Emiliano José (PT-BA)                              
                     (Foto:Assessoria de Comunicação/Divulgação)


É com extrema satisfação que comunicamos aos nossos leitores que o deputado federal Emiliano José (PT-BA) passa a escrever para este Blog.
Publicamos na segunda-feira (11/4) o seu primeiro artigo para o Blog. Aqui
Segue mini-biografia do nosso novo articulista, produzida por sua Assessoria de Comunicação.
Seja Bem-vindo e sucesso!


Marcelo Fonseca
Editor


Uma vida dedicada à democracia brasileira

Emiliano José é doutor em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), professor aposentado da Faculdade de Comunicação, onde lecionou por 25 anos, jornalista de carreira e escritor com nove livros publicados. Exerce o mandato de deputado federal nesta 54º legislatura (2011-2014).

Entre 2009 e 2010, exerceu como suplente o mandato de deputado federal, em substituição ao deputado Nelson Pelegrino (PT-BA). Filho de Emiliano José da Silva e Maria Aparecida Barbosa, nasceu em Jacareí (SP) no dia 5 de fevereiro de 1946. É pai de Theo e avô de Luiza.

Paulista de nascimento e baiano de coração, Emiliano iniciou a luta contra a ditadura militar em São Paulo, como vice-presidente da União Brasileira dos Estudantes (UBES). Perseguido, foi obrigado a viver na clandestinidade e se mudou para a Bahia nos anos 70. Em Salvador, foi torturado e condenado pelos militares a quatro anos de prisão, com suspensão dos direitos políticos.

Em dezembro de 2010, recebeu o "Prêmio J.J. Calmon de Passos", outorgado pelo Ministério Público da Bahia, por serviços prestados à sociedade na defesa dos direitos humanos. Da Câmara Municipal, em 2008, recebeu o título de "Cidadão de Salvador", proposto pela vereadora Yolanda Pires (PT). Na Assembléia Legislativa da Bahia, em 2010, foi homenageado com o título de "Cidadão Baiano", proposto pela Bancada Estadual do PT.

Participou ativamente das campanhas que elegeram Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff à presidência da República, e Jaques Wagner (PT), ao governo da Bahia.

Pelo PT, Emiliano foi eleito deputado estadual em 2002. Defensor da causa negra, no seu primeiro ano de mandato foi presidente da Comissão Especial para Assuntos da Comunidade Afro-descendente (CECAD), dedicando-se à garantia da integridade e da preservação dos valores da religião, cultura e arte do afro-descendente. Na Assembléia Legislativa da Bahia voltou sua atenção para as questões vinculadas à saúde, mercado de trabalho, educação e cultura popular.

Em 2000, eleito vereador de Salvador, foi escolhido como líder da Bancada do PT, dedicando-se à defesa dos direitos dos trabalhadores, do funcionalismo público, dos taxistas e dos portadores de deficiência física. Exerceu a presidência e a vice-presidência do PT da Bahia e integrou o Diretório Nacional do partido.

Anistiado (1979) e com seus direitos políticos restabelecidos, Emiliano José foi deputado estadual (1988/1989) pelo PMDB, apoiou o governo democrático de Waldir Pires e destacou-se na Assembléia Constituinte Estadual da Bahia por defender a liberdade religiosa, ensino público, gratuito e de qualidade, controle externo do Poder Judiciário e a reforma agrária. Propôs e aprovou o usucapião urbano coletivo na Constituição da Bahia. Seu primeiro mandato foi dedicado às causas dos bairros populares e ao direito de moradia.

Emiliano iniciou a carreira jornalística na Tribuna da Bahia, passou pelo Jornal da Bahia, O Estado de S. Paulo, O Globo e pelas revistas Afinal e Visão. Na ditadura, escreveu para os jornais alternativos Opinião, Movimento e Em Tempo. Ainda exerce a profissão e publica artigos e reportagens em sites, revistas e jornais.

Um comentário:

Achel Tinoco disse...

Emiliano, além do grande político, é um amigo muito atencioso. Sem falar, é claro, que escreve maravilhosamente bem, basta ver os livro que tem publicado. Parabéns.