terça-feira, 19 de abril de 2011

Escritor Achel Tinoco:"Exemplo a ser seguido, sem dúvida"

A FESTA DO BOM CONSELHO

Por Achel Tinoco*

Diante do descrédito da classe política, quando encontramos um bom exemplo de austeridade, trabalho e inteligência de um político, temos que propagar aos pulos de contentamento e admiração. Este é o caso de Weldon de Zé de Isaque, prefeito de Cícero Dantas, que há pouco recebeu a prefeitura com uma dívida de 5 milhões de reais e hoje a mantém nos trilhos, em ordem, bem cuidada e se desenvolvendo a olhos nus. Milagre? Não, não, apenas o prefeito segue a linha da própria família, qual seja, trabalha com afinco, honestidade e competência, para que a população viva com dignidade e tenha orgulho do lugar onde vive. Pela primeira vez, vi um prefeito andando pelas ruas, a cada rua, atendendo ao povo, simplesmente, porque dele faz parte, e não com os arroubos de boçalidade que acometem a quase todos. Depois de eleitos, não se parecem mais com a terra a qual pertencem, mas à classe de estrelas a qual imaginam que vão pertencer.
Por conta desse “igualamento” popular, vi o prefeito cercado na festa do Bom Conselho, não que estivesse preso a algum camarote de luxo, nem para ser questionado por uma obra que não tenha feito, ou uma promessa de campanha não cumprida, mas para tirar fotos. Meninas e meninos e eleitores cercavam-no para tirar fotos, isso mesmo, para tirar fotos qual fosse ele um artista e não um prefeito apenas, ainda que existam aqueles opositores que torcem o nariz à sua administração, comum à disputa interiorana e à democracia de todo canto. Naquela democracia de costumes e de gestos, que une a pequena cidade, a casa do prefeito vive constantemente com as portas abertas, e todos têm o direito de lá estar, falar, pedir, reclamar. O prefeito atende-os, pacientemente, com a mesma paciência que lhe foi sempre peculiar, com a mesma paciência com que atura um galinho pirrichio cantando a noite inteira sob a sua janela. Pude ver por toda a cidade novas praças, praças recuperadas, ruas calçadas, um comércio forte e animador. Por lá, não vi ninguém chorando a crise, mas sorrindo a festa que se estendeu por dois dias, com harmonia e tranquilidade, a população orgulhosa e agradecida à sua autoridade de prefeito.
Não que ele tenha feito nada além da conta, ou aquém de suas possibilidades, apenas cumpre o seu papel de homem público que ascendeu ao cargo para o qual foi eleito diretamente pelo povo.
Exemplo a ser seguido, sem dúvida. 

  
*Achel Tinoco é Escritor, nasceu em São Domingos do Capim, no Estado do Pará.
Cursou Letras e Administração de Empresas. Atualmente, reside em Salvador, capital do Estado da Bahia.

Livros publicados: Outra parte de mim, Okavango, Vilarejo dos anjos, Retrato sobre tela, Até parece que foi sonho, As nudezas secretas de Eleonora e Perdendo a metade de mim

Nenhum comentário: