quarta-feira, 29 de junho de 2011

Um novo momento para a EBDA

Por Antonio Mario Reis de Azevedo Coutinho*
 coutinhoagroecologia@yahoo.com.br


Aconteceu ontem, terça-feira, 28 de junho de 2011, a posse do  novo diretor-presidente da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola – EBDA. Trata-se do técnico agrícola e licenciado em História, Elionaldo de Faro Teles, oriundo dos quadros da empresa, com grande experiência e conhecimento sobre a realidade da agricultura baiana.
A Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola – EBDA, para os que não a conhecem, foi criada a partir da junção de duas grandes empresas do setor agropecuário baiano, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Bahia - EMATER-BA, e a Empresa de Pesquisa Agropecuária da Bahia - EPABA, constituindo-se em uma empresa estratégica para o governo do estado, por tratar-se de uma das maiores empresas públicas de assistência técnica, extensão rural e pesquisa agropecuária do país. Distribuída por 20 regiões do nosso Estado, com centenas de escritórios locais espalhados por vários municípios baianos, esta importante empresa do setor agropecuário baiano, tem sido ao longo dos anos, responsável pelo atendimento a milhares de produtores rurais baianos.
Com relevantes serviços prestados a vários segmentos da agropecuária do nosso estado, a EBDA tem atuação nas áreas de assistência técnica, extensão rural, pesquisa agropecuária, classificação de produtos de origem vegetal, análises laboratoriais, apoio à agroindústria sustentável, assistência técnica às áreas de reforma agrária e à agricultura familiar.
Atualmente composta por um quadro técnico de excelente nível, formado por doutores, mestres e especialistas, nas diversas áreas do conhecimento agropecuário, esta importante empresa constitui-se em um grande celeiro do conhecimento agropecuário nacional.
A posse do novo diretor-presidente EBDA, um técnico oriundo da empresa, conhecedor da nossa realidade, traz em seu bojo uma importante mudança para o setor, bem como, um novo alento para o corpo técnico e administrativo da empresa, certos de que novos rumos serão tomados na direção da mesma.
Os serviços de assistência técnica, extensão rural e pesquisa agropecuária, são estratégicos em qualquer política governamental, tendo em vista a sua relevância para a sociedade. Desta forma cabe ao Estado prestar um serviço de qualidade, principalmente para aqueles setores da sociedade que mais necessitam, a exemplo da agricultura familiar.
É neste contexto que  conclamamos o Governo do Estado da Bahia, a resgatar e fortalecer a EBDA, esta importante empresa pública, através de um amplo apoio à nova gestão, e a tomada de uma nova postura com relação à assistência técnica, extensão rural e pesquisa agropecuária na Bahia.
Cremos que este é o caminho para que a EBDA cumpra efetivamente a sua  missão, que é : “contribuir para o desenvolvimento rural sustentável, centrado na expansão e fortalecimento da agricultura familiar, viabilizando as condições necessárias para o pleno exercício da cidadania e a melhoria da qualidade de vida dos (as) agricultores (as)”.

*Antonio Mario Reis de Azevedo Coutinho é Engenheiro Agrônomo da EBDA há 28 anos. Ingressou na EMATER-BA por concurso público em 1983. Tem Mestrado em Geoquímica e Meio Ambiente e Especialização em Engenharia de Irrigação.  

Nenhum comentário: