quinta-feira, 2 de junho de 2011

Emiliano José (PT-BA) defende punição de fazendeiros que assassinaram trabalhadores rurais

Em pronunciamento na Câmara Federal, na quarta (1º), o deputado Emiliano José (PT-BA) criticou os assassinatos em série que vêm ocorrendo nos últimos tempos contra os trabalhadores rurais, lideranças camponesas e vinculadas à defesa das florestas. Segundo ele, que defende a atitude do Governo Federal de determinar a presença da Polícia Federal à frente das investigações, é inaceitável que crimes como esses continuem a ocorrer.

"A Casa Grande não descansa. Esses crimes indicam o quanto ainda é forte a presença da mentalidade escravista, do senhor de engenho, do latifundiário, a mentalidade do grande fazendeiro que caminha ao arrepio das leis, do desmatador que não tem considerações com o meio ambiente, do matador a mando daqueles que só enxergam os próprios lucros com sua atividade predatória", criticou.

Para Emiliano, é quase inacreditável que num país com tanta importância no mundo haja tanta violência contra trabalhadores rurais. "É como se sequer a legislação sobre o trabalho pudesse chegar ao campo. É como se os trabalhadores rurais fossem trabalhadores de segunda categoria. É como se não houvéssemos ainda superado a escravidão. Vivem os trabalhadores rurais brasileiros tanto a falta da terra quanto a falta de cumprimento da legislação".

O parlamentar defende que o Governo Federal use todos os meios para não permitir que a situação continue. "Os autores e os mandantes desses assassinatos devem ser presos e julgados. O Judiciário tem que ser também rápido e severo com os criminosos. A vida não pode ser tratada com tanto desdém. E o pior é que todos os casos são uma espécie de crônicas de mortes anunciadas. As vítimas avisam que serão mortas, e o são. O PT já tem adotado todas as medidas para evidenciar sua solidariedade com as famílias das vítimas".

Mais informações em www.emilianojose.com.br

Fonte: Assessoria de Comunicação
imprensa@emilianojose.com.br

Nenhum comentário: